domingo, 6 de novembro de 2011

This is Halloween!!!

Falando em encantos, o que seria melhor do que ideias para o Halloween? É verdade que nem todos apreciam  a festa de origem estrangeira, mas a comemoração do Halloween não precisa ter a ver com bruxarias e maus espíritos. É só mais uma desculpa para fazer a alegria de crianças e adultos (sim, os adultos se divertem até mais que as crianças).
Então, vamos lá, tudo feito em casa, bem simples e sem gastar muito...

Bolo de Chocolate com cobertura de Glacê Real.

2 xícaras de farinha de trigo
1 e 3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de chocolate em pó
1 e 1/4 de xícara de leite
3/4 de xícara de gordura vegetal ou margarina
3 ovos
1 e 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá de fermento em pó.


Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes, menos o leite, dentro de uma tigela grande. Junte o leite aos poucos e bata até que tudo esteja bem misturado.
Despeje a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno, pré-aquecido a 180°C.

Depois de assado, deixe esfriar para poder confeitá-lo.
Para o Glacê Real, peguei a receita aqui.
Achei bem fácil trabalhar com o glacê real, sendo que para fazer os desenhos, usei um saco de confeiteiro e o bico de furo simples (que se usa para escrever sobre os bolos). O glacê real deve secar à temperatura ambiente e fica firme, como um suspiro.


Os brigadeiros com olhinhos ficam parecendo bichinhos peludos e fazem sucesso com os pequenos. Usei esta receita e enfeitei com confeitos de chocolate branco.



As mini-pizzas são ótimas porque se pode fazer caretinhas com os ingredientes da cobertura. Aqui, usei uma cobertura de presunto e queijo e enfeitei com calabresas.

Massa rápida para pizza


2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1/4 de xícara de margarina
3/4 de xícara de leite

Modo  de preparo:
Junte todos os ingredientes secos em uma tigela grande e misture-os bem. Pique a margarina em pedacinhos e acrescente-os à tigela. Vá esfarelando a mistura com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Respingue o leite, aos poucos, e misture até umedecer bem os ingredientes. Vire a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse-a delicadamente. Divida a massa em cinco e abra as mini-pizzas. Passe-as para uma assadeira untada, leve ao forno, pré-aquecido à 220°C, e asse por aproximadamente 7 minutos.
Essa massa pré-assada pode ser guardada na geladeira. Quando for servi-la, cubra com o recheio de sua preferência e leve ao forno por mais 15 minutos.

Na nossa festa, ainda tivemos enroladinhos de salsichas (parecendo enormes lagartas) e pudins nos copinhos. A receita dos enroladinhos eu trago depois. Os pudins foram daqueles instantâneos mesmo.










E no final, nossa mesa de Halloween ficou deste jeito...













4 comentários:

  1. Adorei o novo blog, Dê!!!

    Acho uma delícia estes blog que falam um pouco de tudo!!! Parabéns!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Da próxima vez, chama a gente para ver ao vivo!! rsrsrsrs

    E vamos tratando de atualizar os dois, heim? rsrsr

    bjossssss e parabéns!

    Pri

    ResponderExcluir
  3. Muitos parabéns! seu blog está decorado com muito gosto, tem de tudo um pouco, e me idêntefico com seus posts, pelo que duas coisas temos em comum: tricô e gastronomia, gostei muito dos seus trabalhos, assim como da comidinha. Quando cheguei ao fim fiquei cheia de energia e inspirada para novos trabalhos.
    Fica um beijinho da Mifá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, obrigada, Fátima! Animada fiquei eu com seu comentário!!!
      O blog anda meio parado, por falta de tempo mesmo, mas a intenção é voltar a compartilhar um pouquinho de encanto assim que possível.
      Obrigada pela visita, e espero encontrá-la mais vezes por aqui. Beijos!!!

      Excluir