Sopa de fubá

Apesar de estarmos em plena primavera, o frio  parece só ter chegado agora. Nas últimas noites, tenho me animado com as sopinhas muito mais do que em todo o inverno. Das sopas, creio que a mais simples e rápida de fazer, além de ser uma delícia, é a de fubá. Até as minhas amigas que se dizem pouco habilidosas na cozinha vão conseguir fazê-la, viu Pri?
Então, vamos lá...

Sopa de Fubá

300g de carne moída ou peito de frango picadinho.
2 colheres de óleo ou azeite.
1 cebola média picada.
1 tomate sem pele picado.
1 dente de alho picado.
2 tabletes de caldo de carne ou de galinha.
1 e 1/2 xícara de fubá.
1 e 1/2 l de água.
1/2 maço de brócolis.
2 ovos (opcional).
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:
Em uma panela grande, frite a carne ou o peito de frango até secar completamente. Acrescente a cebola e o alho e frite até que a cebola fique transparente. Junte o tomate e os caldos de carne esfarelados e refogue, em fogo baixo, até os tomates começarem a desmanchar e o tempero estar bem dissolvido. Tempere com pimenta do reino. Em uma vasilha separada, dissolva o fubá em água fria, para obter um creme. É importante dissolver bem o fubá antes de colocá-lo na panela para que não empelote. Acrescente o fubá e o restante da água e cozinhe em fogo médio, mexendo até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente para não grudar no fundo. Acrescente o brócolis e cozinhe por mais 5 minutos. Prove e acerte o sal, se necessário. Acrescente os dois ovos, ligeiramente batidos, e mexa bem. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais uns 5 minutos. 

Os ovos são opcionais e podem ser substituídos por queijo, por exemplo (cuidado com o sal). Pode se substituir também o brócolis por couve picadinha ou acrescentar cheiro-verde.

Sirva quente e bom apetite!
Beijos

Comentários

  1. Ummm parece uma delícia!! Vou tentar fazer... mas que papo é esse de "Viu Pri?" Eu, quando quero, até que me viro bem!! O problema é querer!! ehehehehehehe

    Depois conto se prestou.

    bjossss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cachecol em tricô

Gorro e Cachecol Infantil em Tricô

Cachecol em Tricô