Lombo com molho de Tamarindo

Para quem acha que eu só faço comidinhas doces e calóricas, uma novidade: também faço comidas salgadas e... calóricas. Hahahahahahaha... Tudo bem, talvez minhas receitas não sejam lá muito light, mas são bem saborosas.

Eu adoro a combinação de carnes e molhos de frutas. Acho muito interessante esse contraste do doce com o salgado. No caso, o tamarindo é especial, pois não chega a ser doce, mas tem um sabor marcante e uma consistência ideal para molho. Sua acidez também faz com que o tamarindo possa ser usado no tempero de carnes, substituindo o limão, por exemplo.





E eu tenho sorte, pois, na época de tamarindos, meus pais colhem as frutas e extraem suas polpas em casa, congelando-as para o ano todo. Sendo  assim, acabo tendo um bom suprimento de polpa de tamarindo.

Então, vamos ao lombo...


Lombo com molho de tamarindo

Ingredientes:
Um lombo suíno com aproximadamente 1e1/2 kg.
Suco de 1 limão
4 dentes de alho amassados
1/4 de xícara de vinagre
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de azeite
1/2 litro de água

Para o molho
100g de polpa de tamarindo
4 colheres de açúcar
1 xícara de molho shoyo
1/4 de xícara de água

Modo de preparo
Em uma vasilha, misture todos os temperos do lombo. No caso, ao invés de colocar o sal e a pimenta, eu usei 1 e 1/2 colheres de tempero pronto, mas vai do gosto do cozinheiro. Regue o lombo com a mistura e o deixe descansar por cerca de 1 hora, virando-o ocasionalmente.
Depois, em uma panela grande, esquente o azeite e frite rapidamente o lombo, cuidando para selar todos os lados da peça. Em seguida, despeje o tempero no qual a carne foi deixada e a água, espere ferver, tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora. Se o líquido secar, pode-se acrescentar uma pouco mais de água. Passado o tempo de cozimento, deixe o líquido secar e a carne fritar ligeiramente.

Para o molho, derreta o açúcar e o deixe dourar. Abaixe o fogo e acrescente a água, deixe ferver, mexendo até obter uma calda rala. Junte a polpa de tamarindo e o shoyo e cozinhe até conseguir a consistência desejada.

Para servir, corte o lombo em fatias e sirva o molho separadamente. 

É um molho agridoce que pode ser servido com carnes ou peixe.

Bom apetite!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cachecol em tricô

Gorro e Cachecol Infantil em Tricô

Cachecol em Tricô