Geleia de Cerejas

Cerejas. Aí está uma frutinha que eu nunca havia provado fresca, primeiro porque é difícil de encontrá-la e, depois, porque, quando se encontra, o preço não é nada bonito. Mas eis que consegui comprá-las por um precinho ao menos justificável e gostei muito. Apesar da sua aparência de acerola, não tem nada a ver com ela; é doce e saborosa!

Enfim, experimentei também fazer a geleia... e deu muito certo.

Como a receita que eu tinha era para uma quantidade grande, tive que calcular as proporções aproximadamente.
Então, vamos lá...







Geleia de Cerejas

1 xícara de cerejas lavadas e sem caroços
3/4 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de Preparo
Numa panela, coloque as cerejas e o suco de limão e cozinhe-as, em fogo baixo, até que fiquem macias. Acrescente o açúcar e mexa com uma colher de pau, cozinhando em fogo baixo, até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Deixe levantar fervura e cozinhe rapidamente até alcançar a temperatura de 105°C ou obter o ponto de geleia.

Tudo bem, eu também não tenho um termômetro culinário e o tal "ponto de geleia" pode ser complicado de se aferir. Mas há um truque! Coloque um pouco da geleia sobre um pratinho gelado e espere esfriar. Passe o dedo sobre a superfície; se estiver no ponto, ficará enrugada. Não se esqueça de tirar a geleia do fogo enquanto faz o teste, pois, do contrário, ela pode passar do ponto.


O rendimento é de cerca de 1 xícara de geleia; para quantidades maiores, basta seguir a proporção.


A geleia de morango é feita de maneira semelhante. Quando eu a fizer novamente, posto a receita aqui.

Beijos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cachecol em tricô

Gorro e Cachecol Infantil em Tricô

Cachecol em Tricô